Your Business Website
Your Company Slogan Here ...

Secagem de Frutas e Pré-Tratamentos

Frutas são produtos perecíveis e devido ao excesso de produção, parte da produção não é consumida e portanto é descartada. Processos de secagem podem ser utilizados para conservar as frutas para uso posterior em produtos que não exigem frutas in-natura. Nossas pesquisa buscam alternativas de processos de pré-tratamento de forma a reduzir o alto custo do processo de secagem por convecção forçada de ar. Pré-tratamento via desidratação osmótica e via ultrasom tem sido testados com sucesso no tanto na redução de custo total do processo de secagem quanto na melhoria do aspecto sensorial e nutricional dos produtos desidratados produzidos.

Financiamento: CNPq

Processo disponível para transferência de tecnologia para a indústria.
Substituição de Açúcares em Produtos Baseados em Frutas Desidratadas (Fruta Light)

Frutas são ricas em açúcares (principalmente glicose e frutose) e produtos com grande quantidade de frutas possuem muitas calorias. A produção de frutas desidratadas aumenta a quantidade de calorias por massa de produto. De forma a reduzir as calorias em produtos a base de frutas, um processo utilizando tecnologia de ultrasom foi desenvolvido de forma a remover parte da glicose e frutose presente em frutas. Opcionalmente um adoçante pode ser adicionado de forma a reestituir a doçura original do produto.

Financiamento: CNPq

Processo disponível para transferência de tecnologia para a indústria.
Perfil e Conservação de Antioxidantes e Fenólicos em Frutas

Muitas frutas são ricas em antioxidantes e compostos fenólicos. Estudos tem sido feitos para determinar a quantidade de antioxidantes e fenólicos em frutas exóticas (em parceria com a Embrapa Agroindustria Tropical) e em como preservar os antioxidantes e fenólicos presentes nas frutas durante o processamento térmico, secagem, desidratação, etc.

Financiamento: CNPq
Perfil e Conservação de Vitaminas e Carotenóides em Frutas

Frutas são fontes de vitaminas e algumas são fontes de carotenóides. Estudos tem sido feitos para determinar a quantidade de vitaminas e carotenóides em frutas e em como preservar estes compostos durante processos de secagem e tratamento em ultrassom.

Financiamento: CNPq
Processamento de Sucos de Fruta por Ultrassom

Muitos sucos de frutas sofrem com a separação das fases sólida e líquida, gerando um produto não homogêneo, que em muitos casos não é bem vinda pelos consumidores. Nosso grupo desenvolveu um processo utilizando aplicação de ultrassom que aumenta a estabilidade de fases dos sucos de fruta, deixando-o estável por pelo menos um mês.

Financiamento: CNPq

Processo disponível para transferência de tecnologia para a indústria.
Desenvolvimento de Processo para Purificação de Goma de Cajueiro

A goma de cajueiro é composta por açucares de alto peso molecular e pode ser utilizada em aplicações semelhantes à goma arábica, mas com a vantagem de ser um produto nacional. Nosso grupo desenvolveu um processo de purificação da goma envolvendo a separação de impurezas, cristalização e secagem da goma. Projeto em conjunto com a EMBRAPA Agroindústria Tropical.

Financiamento: Embrapa
Produção de Alimentos Próbioticos e Prébioticos

A incorporação de microorganismos próbioticos ou de oligosacarídeos prébioticos em alimentos (frutas, frutas desidratadas, sucos, etc) vem sendo estudada por nosso grupo visando o desenvolvimento de alimentos funcionais. Estudos são conduzidos de forma a desenvolver produtos estáveis e com qualidade nutricional. Tecnologias não-termicas estão sendo utilizadas e avaliadas.

Financiamento: CNPq

Processo disponível para transferência de tecnologia para a indústria.
Estudo de Processamento Mínimo de Frutas por Ultrasom

Estudo físico-químico e sensorial de frutas processadas minimamente através de técnicas de conservação por ultrasom. Em conjunto com DBQ-UFC (Projeto concluido).



Estudo do Processo de Escurecimento Enzimático em Suco de Caju Clarificado

Identificação e estudo das reações que provocam o escurecimento no tratamento térmico do suco de caju clarificado. Modelagem do processo e otimização das condições de tratamento térmico. Em conjunto com DEQ-UFRN e EMBRAPA Agroindústria Tropical (Projeto concluido).